segunda-feira, 13 de novembro de 2017

MERCADOR DE FUMAÇA

Advogado citava nome de assessores de ministros de cortes superiores, aponta operação da PF.

A Operação “Mercador de Fumaça”, deflagrada nesta sexta-feira (10) pela Polícia Federal, resultou na prisão do advogado Antônio Amauri Malaquias de Pinho, segundo informações repassadas ao blog.
A PF não divulgou o nome do advogado, mas o Blog apurou com investigadores relacionados ao caso o nome do responsável pela suspeita de prometer vantagens e exigir dinheiro em troca de influência "no curso de processos pendentes de julgamento no Superior Tribunal de Justiça [STJ] e Supremo Tribunal Federal [STF]”.
Em supostas conversas com um prefeito que fez uma denúncia-crime ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o advogado cita o nome de pelo menos dois assessores de ministros do STF e do STJ com quem teria contato para dar celeridade ao processo e ajudar no retorno do prefeito ao cargo.
A PF não encontrou indício de participação dos servidores ou dos ministros das cortes superiores.
Antônio Amauri foi preso preventivamente e responderá pelo crime de exploração de prestígio. Ele já é réu pela prática de crimes semelhantes, acusado de “vender” ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Apesar de estar prometendo influência nas cortes superiores, o nome do advogado não aparece relacionado a nenhuma causa no STJ e no STF, quando usado o sistema de busca por defensor.
A coluna não conseguiu contato com os advogados de Antônio Amauri Malaquias de Pinho.(Fonte: G1)