sexta-feira, 31 de março de 2017

ELEIÇÕES EM IPOJUCA

Urnas de eleição suplementar para prefeito seguem para Ipojuca, PE

Candidato mais votado em 2016 teve o registro cassado. Três coligações disputam a chefia do executivo no município do Grande Recife neste domingo (2).


As 88 urnas eleitorais que garantirão a nova eleição para prefeito de Ipojuca, no Grande Recife, já estão no cartório eleitoral do município. Eles saíram da capital pernambucana por volta das 8h desta sexta-feira (31) acompanhadas de mais 20 urnas de contingência. As urnas serão distribuídas para as 190 seções no sábado (1). O pleito ocorre neste domingo (2) e a população deverá escolher seu representante dentre três candidatos.
A nova eleição se dá porque o candidato mais votado em outubro do ano passado, Romero Sales (PTB), teve o registro indeferido por uma condenação de improbidade administrativa. Quem assumiu o cargo de prefeito foi o presidente da Câmara dos Vereadores, que fica até que saia o resultado da nova eleição. Em uma sessão tumultuada, Ricardo José de Souza (PTC) foi eleito presidente do Legislativo e, consequentemente, assumindo à prefeitura.
A eleição deste domingo (2) contará com 150 policiais militares, 10 policiais federais, uma guarnição do Choque e uma equipe da radiopatrulha. Parte desse efetivo estará no município a partir do sábado para garantir a segurança e a tranquilidade do pleito.
"Não estou preocupado com a segurança dessa eleição porque reunimos as coligações e os candidatos pedir a democracia, mas, por questão de cautela, nós montamos esse esquema de policiamento para o sábado e para o domingo", pontuou o presidente do TRE-PE, desembargador Antônio Carlos Alves da Silva.
O município conta com 67.210 eleitores. Porém, só poderá votar o mesmo número do eleitorado da eleição anterior. Ou seja, 66.490 eleitores estão aptos a escolher um representante no domingo. A nova eleição custou aos cofres públicos o montante de R$ 157. 208.
"Só vai poder votar aquela eleitor que já estava cadastrado até 2 de novembro de 2016. Esses que votaram na eleição passada é que estão aptos a votar. Os que não votaram na eleição passada nem precisam ir nessa porque não estão autorizados", explica o desembargador.
A maior seção eleitoral é a localizada na Escola Municipal Manoel Luiz Uchoa Cavalcanti, onde 401 pessoas estão aptas a votar. O dia da eleição vai contar com 760 mesários de um total de 844 servidores.
Três candidatos disputam o cargo de prefeito de Ipojuca. Veja abaixo o perfil deles:
·                   Carlos Santana (PSDB) tem 60 anos, é médico veterinário, servidor público municipal, casado e foi quatro vezes prefeito de Ipojuca.
·                   Célia Sales (PTB) tem 52 anos de idade, ensino médio completo, é casada e é funcionária pública municipal. Ela foi a candidata a vereadora nas eleições de 2016.
·                   Olavo Aguiar (PMN) tem 39 anos de idade, ensino fundamental completo, casado e atualmente é vereador em Ipojuca.
A previsão é que o resultado saia até às 19h do domingo. A diplomação do prefeito eleito, entretanto, ainda será marcada. Ela poderá acontecer entre o dia 7 a 20 de abril, após a análise das pregações de conta.(G1)