sexta-feira, 31 de março de 2017

MANIFESTAÇÕES BRASIL AFORA

Trabalhadores de diversos sindicatos do Recife se reuniram, na tarde desta sexta-feira (31), para protestar contra a reforma da Previdência e o projeto de lei que prevê a terceirização de trabalhadores. A concentração da mobilização ocorreu na Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio, na área central da capital pernambucana. Manifestantes exibiam cartazes com frases contrárias à reforma e ao governo do presidente Michel Temer. Havia, ainda, faixas com fotos dos deputados federais pernambucanos que votaram a favor da terceirização.


Por volta das 16h30, a Avenida Dantas Barreto, no bairro de Santo Antônio, teve o fluxo de carros interrompido pelos integrantes do ato. Às 17h, o grupo deixou a Praça da Independência em direção à Avenida Conde da Boa Vista, também no Centro. Agentes e orientadores da CTTU acompanharam a manifestação ao longo do trajeto pela Avenida Guararapes e pela Ponte Duarte Coelho.
Às 18h, o Shopping Boa Vista fechou as portas durante a passagem do ato. Devido ao protesto, alguns ônibus que seguiam pela Avenida Conde da Boa Vista em direção ao Centro deram a volta na via para seguir no sentido subúrbio. Pouco antes das 19h, o grupo chegou à Avenida Agamenon Magalhães, uma das principais vias do Recife, e exibiu faixas para os motoristas, fechando os dois sentidos da via.
Por volta das 19h30, uma pessoa foi detida pela Polícia Militar (PM). Houve tumulto e alguns policiais usaram spray de pimenta. O homem, segundo pessoas que estavam no local no momento da prisão, estava sem documentos de identificação e foi levado à Central de Flagrantes, no bairro de Campo Grande, na Zona Norte do Recife. De acordo com a PM, ele foi detido por dano ao patrimônio. Ele teria pichado uma viatura que estava acompanhando o ato.
Por conta da prisão, um grupo de pessoas com camisas no rosto ateou fogo em caixas de papelão, sacos de lixo e palhas de coqueiro na pista da Avenida Agamenon Magalhães, no sentido Boa Viagem. O trânsito permaneceu interditado no cruzamento com a Avenida Carlos de Lima Cavalcanti, mesmo após a organização do ato ter afirmado que a manifestação já havia sido encerrada. Também em torno das 19h30, a manifestação começou a se dispersar.