quarta-feira, 2 de maio de 2018

MONTAGEM DE CHAPAS PARA PRESIDENTE E GOVERNADORES PREOCUPA A CLASSE POLÍTICA

Para Jaques Wagner (também denunciado na LAVA-JATO), PT pode indicar vice de Ciro Gomes

Ex-governador baiano entende que 'estava na hora' de o partido abrir mão da cabeça de chapa e apoiar aliado. 'Na democracia, ninguém fica 30 anos', afirma.

Apontado como uma das alternativas do PT para a disputa da Presidência da República, o ex-ministro e ex-governador da Bahia Jaques Wagner admitiu nesta terça-feira (1) que o partido pode aceitar ser vice do pré-candidato do PDT, o ex-ministro Ciro Gomes, e defendeu a inclusão de Joaquim Barbosa (PSB) no diálogo com os demais partidos de esquerda.

Wagner, no entanto, ressaltou que é favorável à estratégia petista de manter o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba, até quando for possível. Ele desautorizou a inclusão de seu nome entre os prováveis planos B do PT enquanto a candidatura do ex-presidente estiver colocada e admitiu quer a prisão de Lula dificulta a aceitação de outras alternativas pela cúpula petista. “Não coloco meu nome em hipótese alguma à disposição neste momento”, disse.

Ao chegar ao ato de 1º de Maio organizado por seis centrais sindicais na tarde desta terça-feira, na capital paranaense, o ex-governador baiano foi indagado por jornalistas sobre a possibilidade de o PT aceitar ser vice de Ciro e respondeu: “Pode. Sempre defendi que, após 16 anos, estava na hora de ceder a precedência. Sempre achei isso. Não conheço na democracia ninguém que fica 30 anos. Em geral fica 12, 16, 20 anos. Defendi isso quando o Eduardo Campos ainda era vivo. Estou à vontade neste território”.

Jaques Wagner defendeu ainda as articulações feitas pelo ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, também citado como alternativa do PT a Lula, que já se reuniu duas vezes com Ciro neste ano. “O Haddad teve uma conversa sobre a economia brasileira e acharam que era sobre política eleitoral no estrito senso. Esse é o caminho. Eu continuo na minha posição. O PT vai sustentar a candidatura do Lula até que alguém diga que ele está interditado definitivamente. Ninguém traça uma estratégia já pensando em plano B”, afirmou.

Nessa linha, Wagner declarou que o PT deve estar aberto a conversas com todas as forças do campo progressista, inclusive Barbosa, algoz de líderes petistas como José Dirceu e José Genoíno no julgamento do mensalão. “Acho que tem que conversar com todo mundo. Não só pensando na questão eleitoral mas pensando em como retomar um processo de crescimento sustentável com distribuição de renda no Brasil. Então acho que conversar com Ciro, Manuela (D’Avila, do PC do B) e Joaquim (PSB), faz parte da política.”