domingo, 29 de abril de 2018

DEFENSORIA PÚBLICA, UM ÓRGÃO EM DEFESA DA CIDADANIA

No Município de São José do Egito-PE, na última sexta-feira passada (27/04/2.018), se fizeram presentes o atual Defensor Público Geral do Estado de Pernambuco, Dr. José Fabrício Silva de Lima, acompanhado do ex Dr. Manoel Jerônimo de Melo Neto, Dr. Maciel Fonseca, titular da defensoria pública em São José do Egito, para inauguração do Núcleo de Defensoria no Centro de Cultura Professor Bernardo Jucá. 
Presentes diversos Advogados, dentre eles Dr. Gilberto Costa, Dr. Anderson Lopes, Dr. Genilson Bezerra, Dr. Renato  Melo e Dr. Cleonildo Painha, representando a Faculdade Vale do Pajeú - FVP, local onde funcionará a Defensoria com novas instalações e excelente acomodação a todos que necessitem dos préstimos da Defensoria Pública, além dos servidores da justiça e profissionais da imprensa.
Na definição obtida sobre tão relevante espaço da cidadania, na busca e defesa dos seus direitos e sobre o exercício dos cultores que celebram a advocacia na defesa vilipendiada da cidadania, aufere, assim, o art. 5º, inciso LXXIV da Constituição Federal eleva o cumprimento integral e gratuito para todos que, atendendo aos requisitos imposto pelas normativas, apregoam de que: "A Defensoria Pública é a representação instrumental maior de inclusão democrática no jogo discursivo do direito. Ela não fala por ela ou pela lei (como o faz o Ministério Público), ela fala pelos necessitados de inclusão discursiva".
Falta a sociedade o reconhecimento do verdadeiro e valioso trabalho que a Defensoria Pública pôs em prática, enquanto órgão defensivo dos direitos coletivos na intenção de amenizar as desigualdades sociais e que coloca em prática a efetivação dos direitos humanos.
Um ato onde as autoridades deveriam ali registrar suas presenças, pouco ou quase nenhum registro se fez dos demais Poderes, infelizmente. De tão importante feito, a inauguração do Núcleo de Defensoria Pública de São José do Egito careceu, efetivamente, da valorização que merece este órgão de caráter social que realiza ações que primam pelo crescimento da sociedade, indistintamente, muitas vezes sem o devido apoio dos que, reconhecidamente, lhes devem aplausos e elogios.
O Dr. Maciel Fonseca, homem de fala mansa e estatura abaixo da mediana, porém, de pulso firme e competência, reconhece que a estrutura da Defensoria obtém, a cada dia, melhoras e condições para a devida funcionalidade e cumprimento dos seus objetivos, demonstrando o mesmo ênfase no ofício que carrega nos ombros, bem como ainda a probidade que deverá cercar os homens de sua estirpe.
O Dr. Fabrício, Defensor Geral da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, falou da importância da criação do Núcleo na Terra da Poesia, agradecendo aos presentes que demonstraram apreço e consideração pelo ato. Já o Dr. Manoel Jerônimo, ex Defensor Geral, distribuiu simpatia entre os presentes e familiarizou-se com São José do Egito, fato de ser amigo do Dr. Cleonildo Painha onde a reciprocidade ficou demonstrada na inauguração do Núcleo de Defensoria Pública no "Berço Imortal da Poesia".