Depois de uma fala desastrosa na véspera, o presidente Michel Temer mobilizou o governo nesta terça-feira (7) para tentar tranquilizar os mercados dizendo que ainda fará esforço para aprovar a reforma da Previdência.

De forma reservada, auxiliares próximos do próprio Temer reconhecem que o presidente errou ao fazer uma fala de improviso sobre um tema tão delicado em uma transmissão ao vivo pela televisão. Segundo um auxiliar, Temer "lavou as mãos" ao admitir que o Congresso pode não votar a reforma.

“O erro foi ter falado de improviso. Ao mesmo tempo que ele estava reunido com líderes aliados que cobravam mudanças no governo, estava falando com o país. Fez um discurso realista, mas escorregou onde não devia”, disse um interlocutor direto de Temer.

Por isso, o próprio Temer tentou consertar o erro, com a divulgação de um vídeo nas redes sociais e em conversa com o jornalista Valdo Cruz.

Ao mesmo tempo, o chefe da Casa Civil, ministro Eliseu Padilha, gravou vídeo para reafirmar o compromisso do governo com a reforma da Previdência e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, concedeu entrevista para tentar explicar a fala de Temer e dizer que não havia recuo do governo sobre o tema.

“Em resumo, a fala do Michel (Temer) foi um desastre”, reconheceu outro auxiliar do presidente.