quinta-feira, 16 de novembro de 2017

TÁ DOIDO MESMO. "SERÁ QUE ELE TENTARÁ DITAR O BRASIL?"

Temer diz que Brasil tem 'tendência' para o 'autoritarismo' e a 'centralização' do poder

Presidente participou em Itu (SP) de evento em celebração ao Dia da Proclamação da República. No discurso, relembrou movimentos que, segundo ele, romperam com a democracia.

O presidente Michel Temer afirmou nesta quarta-feira (15), durante uma solenidade em Itu (SP), que o povo brasileiro tem uma "tendência" para o "autoritarismo" e a "centralização".
Temer participou de evento em comemoração ao Dia da Proclamação da República. Segundo a Presidência, a escolha da cidade de Itu para o evento se deu porque o município do interior de São Paulo é considerado o "berço" do movimento que deu fim à monarquia no Brasil. Em 1873, foi realizada em Itu – município que fica a cerca de 100 quilômetros de São Paulo –, a primeira convenção republicana do país.
"Se nós não prestigiarmos certos princípios constitucionais, a nossa tendência é sempre caminhar para o autoritarismo, para uma certa centralização. Nós até, o povo brasileiro, temos até, digamos, uma certa tendência para a centralização" (Michel Temer)
Como exemplo de tendência autoritária, Temer citou os momentos em que houve ruptura da democracia e dos princípios republicanos no país, como em 1964, período em que teve início a ditadura militar.
Para o presidente, esses movimentos não foram resultado apenas de golpes de Estado, mas sim da vontade do povo naqueles momentos.
"A nossa Constituição, que refundou o Estado brasileiro, é categórica: ou seja: todo poder emana do povo. As autoridades, somos autoridades constituídas. Não somos autoridades diretas. O povo nos constitui como tais e, portanto, devemos ser sempre instrumento da vontade popular, porque exercemos mandatos meramente transitórios", discursou Temer.