Um novo cenário político no ano vindouro desenha-se para o Pajeú de todos nós. Com a eleição passada, o quadro mudou e impõe certas análises preliminares a respeito do tema.
O ex deputado e agora prefeito de Sertânia Ângelo Ferreira não dá espaços seus a Patriota, prefeito de Afogados da Ingazeira que, segundo comenta-se a "larga-boca" será candidato a deputado estadual em 2018, deixando o seu atual Vive Prefeito comandar os dois últimos anos do mandato. Ângelo Ferreira vai apoiar Diogo Moraes em Sertânia, estendendo o apoio de Iguaraci e Ingazeira ao seu novo pupilo na região, justamente na tentativa de 'minar' Patriota dando o troco da Campanha quando Antônio Patriota foi candidato a deputado estadual em 2006, no primeiro embate que elegeu Eduardo Campos Governador e que Ângelo foi totalmente contrário.
Segundo informações, Itapetim, Brejinho, e a oposição de Santa Terezinha (a situação é Rogério Leão) e situação de São José do Egito (oposição Rogério Leão), a chamada linha do 40, apoiarão o então Secretário de Estado Nilton Mota para deputado estadual. Lá em Flores, Marcone Santana vai de Joaquim Lira para estadual e a oposição de Rogério Leão. Em Afogados da Ingazeira, o ex prefeito Totonho Valadares continua no apoio a Valdemar Borges para estadual. Em Tabira, também tem definido o candidato do Prefeito Sebastião Dias vai apoiar Antônio Moraes e a oposição ainda não se definiu
Na linha que se desenha, pouco sobra para Patriota, atual prefeito de Afogados da Ingazeira, em alcançar o seu sonho de defender o Pajeú na Casa de Joaquim Nabuco.
Sobra então Carnaíba, governada por Anchieta Patriota que ainda não se definiu, pelo menos publicamente, sobre quem será seu candidato a estadual. Também não se sabe se o ex prefeito Zé Mário estará no mesmo campo que Anchieta ou militará em grupos opostos. Sem contar de que Aline Mariano é candidatíssima a deputada estadual e que divide a votação dos afogadenses
Noutro cenário, comenta-se, de que a ala independente de vereadores de Afogados da Ingazeira e um grupo de velhas raposas da política afogadense, 'cochicham' por debaixo dos lençóis a formação de um novo grupo político, com boa ala de atuais vereadores e até ex prefeitos e candidatos a prefeitos do passado.