terça-feira, 14 de agosto de 2018

BLOG DO EDMAR LYRA

Chapões do PSB e do PTB para estadual serão menos representativos 
Nas eleições de 2014, o PSB e o PTB travaram uma disputa pelo governo de Pernambuco que será reeditada em 2018 com Armando Monteiro e Paulo Câmara novamente disputando o Palácio do Campo das Princesas. Se naquela ocasião os chapões liderados pelo PSB e pelo PTB ficaram com 38 das 49 vagas da Assembleia Legislativa de Pernambuco, a representatividade de ambos podem se reduzir a 20 vagas das 49.
O chapão do governador Paulo Câmara será composto apenas por PSB, PSD e MDB, tendo 15 deputados de mandato tentando reeleição, e de novato com chances de vitória apenas Aglailson Victor. Com apenas um puxador, que é o Presbítero Adalto, eleito com 158.874 votos em 2014, e que deverá repetir a votação, o chapão liderado pelo PSB não tem uma boa cauda, o que diminui a quantidade de eleitos na chapa, nas contas preliminares este chapão elegerá entre 11 e 13 parlamentares, com os últimos eleitos atingindo mais de 45 mil votos, chegando próximo de 50 mil votos, quantia bem abaixo dos 26 eleitos em 2014.
Já o chapão de Armando Monteiro sequer tem o puxador e igualmente não tem cauda, a perspectiva para o mais votado da chapa é de 60 mil votos, o que permite conjecturar uma chapa com oito a dez eleitos, bem abaixo dos doze eleitos em 2014 pela oposição. A quantidade de votos deve oscilar 40 e 45 mil votos. Neste contexto, fica cristalizada a possibilidade de até 29 vagas serem compostas pelas demais chapinhas, fragmentando a Alepe, e dificultando a governabilidade daquele que chegar ao Palácio do Campo das Princesas.
As demais chapas trazem destaque para a liderada pelo PP, que junto com PR, PMN e Solidariedade pode alcançar dezesseis parlamentares, e a do PSC que junto com PMB e PSDC podem eleger até seis parlamentares, deixando para estes sete partidos um protagonismo muito maior do que o obtido durante os quatro anos de Paulo Câmara. Além da dança das cadeiras dos partidos, está cristalizada uma grande possibilidade de alteração na composição da Casa Joaquim Nabuco com parte significativa dos atuais representantes ficarem de fora da nova legislatura devido a quantidade excessiva de chapinhas proporcionais.
Colheita – Nas eleições de 2016, sendo um prefeito bem-avaliado de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes tinha condições de fazer o sucessor, porém ensaiou lançar a desconhecida Conceição Nascimento pelo PSDB até que deu-se conta que não tinha cacife para fazê-la prefeita da cidade, e anunciou o inexpressivo Heraldo Selva para o cargo, que amargou o terceiro lugar. Elias tinha o nome de Evandro Avelar, do PSDB, para colocar, mas preferiu inventar a roda e entregou de bandeja aos seus adversários a principal prefeitura do partido. Hoje ele reclama do tratamento dispensado pelos tucanos, mas quando tinha o poder pintou e bordou com o seu partido, priorizando siglas que nada tinham a ver com o ideário do PSDB. Elias hoje colhe o que plantou para o seu partido.
Apoio – A prefeita de São Bento do Una, Debora Almeida, oficializou o apoio a João Campos para deputado federal. Além de João, a prefeita já apoiava Aglailson Victor para deputado estadual. A expectativa é que a dobradinha João Campos/Aglailson Victor possa ser uma das mais bem-sucedidas do estado, pois eles partem com o apoio de importantes municípios de Pernambuco.
Silvio Costa – Candidato a senador pelo Avante, o deputado Silvio Costa acredita que tem plenas chances de desbancar figurões na disputa pelo Senado, devido a sua coerência e a sua defesa de Lula e Dilma Rousseff. Por Pernambuco ser um estado lulista, Silvio aposta que haverá o seu reconhecimento nas urnas com a sua vitória para o Senado Federal.
Dificuldade – A situação de Raul Henry para deputado federal não é nada boa. Há quem afirme que o Palácio precisará executar uma força tarefa no sentido de lhe garantir 30 mil votos para que ele volte à Câmara dos Deputados. Por ser um quadro bastante qualificado, será uma grande perda para Pernambuco a sua não eleição para deputado federal, mas a situação é muito difícil porque ele não se preparou eleitoralmente para o embate.
Dobro – Pelas estimativas que estão sendo feitas sobre o tempo de televisão dos candidatos a governador, Paulo Câmara deverá ficar com o dobro do guia eleitoral de Armando Monteiro e com mais tempo do que a soma de todos os seus concorrentes. Isso foi possível graças a garantia de MDB e PT na sua coligação.
RÁPIDAS
Faltou gás – O que se comenta na Mata Norte é que o candidato a deputado estadual Diogo Prado está parecendo Coca-Cola de dois litros na metade da garrafa, completamente sem gás. Ele começou com a corda toda, mas foi pouco a pouco perdendo a força, e há quem diga que ele poderá ser uma decepção na Mata Norte.
Arcoverde – A prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, decidiu que Dra Cybele (PR) será a sua candidata a deputada estadual. Com a desistência de Julio Cavalcanti e de André Britto da disputa, ela tem grandes chances de ser a única representante de Arcoverde na Casa Joaquim Nabuco a partir de 2019.
Inocente quer saber – Junior Matuto está fazendo jogo duplo com o PSB ao manter eleitores de Armando Monteiro abrigados na sua gestão?