sexta-feira, 15 de junho de 2018

REFLEXÃO: O BRASIL É DE TODOS NÓS

O Brasil realmente é um País onde o futebol supera todas as mazelas no território existente, bem como, joga para debaixo do tapete toda podridão oriunda pelos poderes constituídos e jurídicos. No momento da hipócrita "reforma política" objetivada por todos os brasileiros na sua plenitude, foi elaborada apenas e tão somente sob os interesses dos legisladores, sendo que a "massa" habitacional deste "Gigante pela própria natureza" não aluiu uma reles e leva folha de papel que contivesse seus próprios desejos de como deveriam ser e agir a maioria dos políticos.
Através dos denominados "homens da Lei", ou seja, nossos legisladores, portadores da mais alta cúpula de corrupção no Brasil: O Supremo Tribunal Federal, a mais alta corte jurídica do Brasil, conduz atualmente 530 investigações contra políticos, sendo 100 ações penais e 430 inquéritos. O número de parlamentares envolvidos em ações penais no Supremo Tribunal Federal pode variar porque há casos que tramitam sob sigilo de justiça, mas, segundo levantamento feito pela DW Brasil, pelo menos 55 parlamentares estão sendo julgados, sendo seis senadores e 49 deputados federais. Há parlamentares que são réus em mais de uma ação" (Números de 2.017)
Leis deveriam servir para todos, de maneira uníssona, onde o Poder Judiciário não merecesse o "altar" dos perdões quando incorresse nas canaletas do crime e, quando assim procedente, haveria de ser a punibilidade mais forte e castigante do que para aqueles praticados por pessoas alheias aos cargos, que além do Poder lhes rendem vultuosos recursos.
Na Paraíba, certamente, uma juíza se acha um ser Supremo: "Advogados costumam dizer que há juízes que pensam que são deuses e juízes que têm certeza. É o caso da juíza Adriana Sette da Rocha Raposo, titular da Vara do Trabalho de Santa Rita, na Paraíba". Nas palavras da juíza: “A liberdade de decisão e a consciência interior situam o juiz dentro do mundo, em um lugar especial que o converte em um ser absoluto e incomparavelmente superior a qualquer outro ser material”. A consideração sobre a “superioridade” natural dos membros da magistratura faz parte de uma das decisões da juíza. Ela negou pedido de um trabalhador rural por considerar que seus direitos trabalhistas já estavam prescritos. O trabalhador largou o emprego em 1982 e só foi reclamar seus direito em agosto de 2007.
Adriana aproveitou a ocasião de decidir tão magna questão para ressaltar, em poucas palavras, toda a magnificência da profissão dos juízes. O trabalhador, além de perder a causa, teve de ouvir coisas como esta: “Ele [o juiz] é alguém em frente aos demais e em frente à natureza; é, portanto, um sujeito capaz, por si mesmo, de perceber, julgar e resolver acerca de si em relação com tudo o que o rodeia”.  (conjur.com.br - Deusa da Corte).
O Executivo brasileiro, considerando as três esferas de poder, mais carreia para o engodo de aglutinar os legisladores, onde compartilham, juntos, os piores crimes contra a sociedade. A corrupção no Brasil é uma das mais altas do mundo e a população, infelizmente, compartilha com esses números nos mais simples atos do "fura-fila", ou simplesmente pede a alguém que faça "um depósito" por quem já se encontra na boca do caixa, em detrimento aos que aguardam sua vez.
No entanto, com as mazelas sob os matulões nas costas do povo, que os carregam sem a real noção do perigo que ronda a pacata nação brasileira que sofre pela indisciplinada casta dos mais diversos poderes, no afã de que estão protegidos pela CRFB/88, estes mesmos Poderes aliviam-se das pressões, o povo se volta para a "Copa do Mundo" e mais uma vez nada será concretizado para que possamos melhorar, principalmente a nossa conduta de escolhermos verdadeiros representantes que mereçam nosso respeito e que estes, reciprocamente, honrem os seus conceitos morais.
IHERING afirma na sua obra "A Luta pelo Direito" de que:"É um dever do interessado para consigo próprio, porque é um preceito da própria conservação moral; é um dever para com a sociedade, porque esta resistência é necessária para que o direito se realize".
Ora, nós brasileiros estamos feridos na nossa honra pelos escândalos proporcionado pelos (des)governos que nos representam, querendo ou não, a nossa dignidade está tolhida, roubam e furtam as nossas economias aos nossos olhos e ainda estamos festejando? Afinal, o que nós brasileiros estamos querendo? Que melhoras queremos para o nosso povo? A Copa do Mundo, caso sejamos campeões, solucionará as nossas deficiências? E você, já sabe em quem votará para ser o nosso Presidente? Analisou a vida pregressa dos seus candidatos? Sabe realmente quem são eles?

Joel Gomes