quarta-feira, 25 de abril de 2018

O TROCA-TROCA PARTIDÁRIO (SEM NENHUMA IDEOLOGIA)

PT é o partido que mais perdeu senadores desde 2015

O PT foi o partido que mais perdeu representantes no Senado durante a atual legislatura. De acordo com levantamento feito pela Agência Senado, o PT, que tinha 13 senadores em 2015, agora tem nove. Na época, o partido era o segundo maior na casa, mas agora é o terceiro e foi ultrapassado pelo PSDB. Uma das perdas foi a senadora Marta Suplicy, de São Paulo, que migrou para o PMDB.
Um dos casos mais emblemáticos desse troca-troca partidário foi o do senador José Hélio (PROS-DF), que passou por PSD, PMB e PMDB antes de chegar ao atual partido. Em entrevista à Agência Senado, ele destacou que “não existe amarração para mudar de partido”. Como o cargo no Senado é majoritário, e não proporcional, o candidato eleito tem direito a cumprir seu mandato até o fim mesmo que mude de legenda.
Dois partidos deixaram de ter representantes no Senado com as desfiliações. É o caso do PSOL, que perdeu o senador Randolfe Rodrigues para a Rede Sustentabilidade. Já o PSC perdeu o senador Pedro Chaves, agora filiado ao PRB.
O partido que mais ganhou senadores nesse período foi o Podemos. Criado em 2017, teve cinco filiações, incluindo a do senador Álvaro Dias, pré-candidato à Presidência.