
Tal pleito baseia-se no fortalecimento da segurança regional, bem como, pela localização fronteiriças das cidades mencionadas que possibilitam ações das mais diversas praticadas por meliantes que infernizam a vida das pessoas, como exemplo, os diversos estouramentos dos bancos em Itapetim, no ano de 2.017.
Convergente a ação de Dr. Cleonildo Painha em buscar mais segurança para a região, fato de que o empreendimento que ora realiza em São José do Egito, a construção da Faculdade Vale do Pajeú, comportará inicialmente 500 alunos, portanto, a sua preocupação é pertinente pelo grande número de pessoas que irão trafegar por toda a região.

Alguns políticos presentes, inicialmente pelos contrapontos apresentados pelo Governador Paulo Câmara, ficaram de "bico calado"(os de São José do Egito mesmo não se manifestaram) e, talvez, com medo da negativa apresentada por ele. No entanto, Dr. Cleonildo Painha, não titubeou e se contrapôs as palavras do Governador, até porque o pedido se direcionava ao benefício da população e não um favorecimento pessoal, chegando o mandatário do Estado a se comprometer em aumentar o efetivo policial. Evidentemente, com a chegada da Emenda destinado ao Estado de Pernambuco com a finalidade de criação de uma CIPM com sede em São José do Egito, outras conversas virão.