terça-feira, 28 de novembro de 2017

A COMPROVAÇÃO DO ENVOLVIMENTO

Ex-assessor apresenta documentos à PF para comprovar que devolvia parte do salário a Lúcio Vieira Lima

Defesa de Job Ribeiro Brandão entregou à PF extratos de conta corrente, comprovantes de saques e transferências bancárias. G1 não conseguiu contato com advogado dos irmãos Vieira Lima.

O ex-assessor do deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) Job Ribeiro Brandão apresentou nesta segunda-feira (27) ao delegado da Polícia Federal Marlon Oliveira Cajado dos Santos documentos para demonstrar que devolvia até 80% do salário ao parlamentar e ao irmão de Lúcio, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA).
A defesa de Job afirma que ele fez diversos saques bancários para "cumprir determinação de devolução mensal, em dinheiro vivo, da maior parte do que recebia, a dona Marluce Quadros Vieira Lima", e anexa ao documento cópias de extratos bancários que apontam as retiradas de valores de conta.
Além disso, também teria feito depósitos, apontados em extratos, para outras pessoas da família Vieira Lima – Camila Pedrosa Vieira Lima e Afrísio de Souza Vieira Lima Filho. A defesa de Job apresentou diversos documentos bancários como extratos com registros de transferências e saques que seriam para a família Vieira Lima.
O G1 buscou contato por telefone na noite desta segunda-feira com o advogado dos irmãos Vieira Lima, mas não conseguiu.

Milhões em malas

Job Ribeiro teve as digitais encontradas em parte dos R$ 51 milhões apreendidos pela Polícia Federal em um apartamento em Salvador (BA). A Polícia Federal investiga se o dinheiro pertencia a Geddel, que também teve as digitais encontradas em cédulas.
O ex-assessor chegou a ser preso e agora cumpre prisão domiciliar por determinação do ministro do STF Luiz Edson Fachin, que mandou soltar o assessor sob a condição de que ele pagasse 100 salários mínimos, o equivalente a R$ 93,7 mil. Na última sexta, a Procuradoria Geral da República pediu ao Supremo Tribunal Federal a liberdade provisória para Job Ribeiro.