quinta-feira, 3 de agosto de 2017

O DESPREZO A HISTÓRIA DE UM GRANDE HOMEM

Se fôssemos em busca da história dos que marcaram a política e a saúde local de Tuparetama, certamente teríamos JOSÉ LUCIANO DE LIMA como destaque, pela sua conduta  e respeito aos eleitores e ao povo do município.
Zé Luciano, funcionário da Secretária de Saúde do Estado, foi eleito Vereador por vários mandatos, Presidente do Poder Legislativo, candidato a Prefeito, Vice Prefeito eleito na chapa de Pedro Torres Tunu, contribuiu muito para que Tuparetama alcançasse o ponto em que se encontra hoje.
Homem de muitas amizades, fala mansa, sempre defensor da probidade, excelente Pai e Esposo, sempre correto nas suas atitudes, completou seu siglo de vida terrena com dois únicos desafetos: Pedro Tunú e seu irmão Sávio.
O ex vice prefeito José Luciano foi eleito junto com Pedro Tunu em 1.982 e logo após a posse, iniciaram-se os desentendimentos   pela inconsistência de 'gênios' entre ambos. Pedro Tunú sempre na contra mão aos conceitos de Seu Zé Luciano, iniciou-se os acirramentos e, como castigo perpetrado por Tunu, até os vencimentos de Vice-Prefeito foram cortados, o que o fez tornar-se adversário político ferrenho da família Tunu.
Pela prática decente de homem público, após o falecimento de Seu Zé Luciano, ainda no mandato do Prefeito Sávio Torres Tunu, irmão de Pedro, quando do início da construção do Posto de Saúde na rua Frei Caneca, apresentou-se Requerimento na Câmara Municipal para que tal Unidade de Saúde levasse o nome de JOSÉ LUCIANO DE LIMA, o que foi devidamente aprovado, mesmo contra a vontade do gestor à época.
 Eleito o prefeito Dêva, conclui-se a obra e assim foi nominado a edificação, inaugurado e presenteado por um dos seus filhos com uma foto de Seu Zé Luciano, que ficou na parede como registro em homenagem ao conceituado homem que foi.
Mantendo a tradição de perseguição e anulação dos que fazem história em Tuparetama, o atual gestor e seus administrados, jogaram a foto de Seu Zé Luciano no depósito, como forma de menosprezá-lo, principalmente, por seus familiares se manterem adversários da família Tunu.
Além do mais, até os medicamentos estão vencidos no posto de saúde que leva o nome de um dos mais honestos e leal aos princípios da verdade e da boa conduta: JOSÉ LUCIANO DE LIMA.