quarta-feira, 31 de maio de 2017

A TRISTE REALIDADE

Escolas da Mata Sul de Pernambuco estão sem aulas para abrigar famílias desalojadas

De acordo com a secretaria estadual de Educação, 15 instituições de ensino da região ainda não retomaram as aulas. Ensino municipal de cidades como Barreiros e Ribeirão, prejudicados pela chuva, também suspenderam as atividades escolares.

Além de causar três mortes e transtornos como alagamentos e deslizamentos de barreiras, as chuvas registradas na Mata Sul de Pernambuco também deixaram estudantes das redes estadual e municipal sem aula. Em alguns municípios, as instituições de ensino estão servindo de abrigo para famílias prejudicadas pela chuva, o que impede a continuação do cronograma de aulas.
Das 51 escolas da rede estadual de ensino localizadas na Zona da Mata Sul de Pernambuco, 15 ainda não retomaram as aulas devido aos transtornos causados pelo volume intenso de chuvas registrado na região desde a quinta (25). De acordo com a secretaria estadual de Educação, quatro das instituições de ensino cujas aulas estão suspensas estão servindo de abrigo para as pessoas desalojadas devido à chuva.
Ainda segundo a pasta, as escolas que se transformaram em alojamento estão localizadas nos municípios de Água Preta, Barreiros, Palmares e Rio Formoso. As quatro cidades estão na lista dos 24 municípios em estado de emergência em Pernambuco, segundo determinação do governo estadual nesta terça (30).
Outras duas escolas, localizadas também nos municípios de Palmares e Rio Formoso, haviam sido transformadas em abrigo para as famílias prejudicadas por alagamentos e deslizamento, mas com a retirada dos entulhos das residências dos desalojados, as famílias puderam voltar às suas casas. Com a saída da população prejudicada pelas chuvas, as instituições de ensino foram liberadas e devem retomar as aulas na quarta (31).