terça-feira, 30 de maio de 2017

A TERRA DA POESIA E SUA VIDA POLÍTICA

Num lampejo de crescimento político que poderá render uma aproximação ainda maior entre os "descontentes" de EVANDRO VALADARES e o grupo de ZÉ MARCOS, abraçam-se postulando o pleito de 2020, embora distante, para o comando do "Berço Imortal da Poesia". Estão no páreo o próprio ex prefeito Dr. Romério Guimarães e Cleonildo Lopes, conhecido por "PAINHA", carinhosamente assim chamado, sendo estes potenciais candidatos.
Em busca do noticiário na Rua da Baixa, ponto de conversas e conhecimentos sobre a política local, ouvimos de alguns "sociólogos políticos" a real situação de São José do Egito.
Críticas a atual gestão não foram poupadas, eventualmente, elogios também surgiram. Os mais exaltados, enquanto saboreávamos um café afirmavam que "Romério só perdeu as eleições porque não ouviu alguns conselhos e faltou-lhes humildade". Outro alega que "ZÉ MARCOS deveria ser o candidato" que é prontamente alertado sobre a idade avançada de ZÉ.
Numa ponta, sutil e leve, um ouvinte do assunto, sem espernear, altivo e de voz firme se desdobra na fala e solta: "Vocês ainda não prestaram a atenção que o candidato é PAINHA?" E continua sua alegação deixando escapar algumas farpas: "Hoje não adiante pensar noutro candidato não, esse rapaz é honesto, humilde, tem perseverança e está trazendo para São José do Egito uma Faculdade, coisa que nenhum político trouxe até agora e ainda conseguiu um tal de juizado de pequenas causas".
Observador como sempre fui, constatei que os demais presentes, com exceção de uma única pessoa, contestou o que afirmara o senhor de singelas palavras, porém, coerentes e firme, vindo os demais concordaram com a possibilidade de PAINHA vir a ser o candidato do grupo que perdeu as eleições de 2016 em São José do Egito, pelo "pensamento inovador e jovialidade" do advogado Cleonildo.  
Muita água rolará por sob a ponte e mudanças poderão e consumarem, no entanto, o cenário hoje é este até porque existem pendências jurídicas e junto ao TCE-PE para entendermos o cenário real da terra da poesia no próximo pleito municipal.