domingo, 15 de outubro de 2017

EXEMPLO DE HOMEM PÚBLICO E PROFISSIONAL

Nas minhas andanças pela vida, tive a honra e o prazer em conhecer pessoas que nos enaltecem com suas amizades e que, imediatamente, nos carregam de histórias de coragem e perseverança para o resto dos nossos dias.
Numa tarde chuvosa de um domingo, no mês de agosto, quando fui defender minha Monografia sobre "A Corrupção na Administração Pública Brasileira - UFPB", tivemos a grata satisfação, eu, minha esposa (Maria do Carmo) e minha neta (Maísa) de recebermos a visita de um jovem Advogado, amante do Pajeú, simples, verdadeiro guerreiro na luta para vencer na vida, o meu amigo Doutor Francisco Clero Gomes de Arruda,  acompanhado do seu meio irmão Doutor Djacyr Arruda.
Olhando a bela Praia de Cabo Branco, em João Pessoa, "Chico de Dona Doralice de Seu Abel" (aqui no Pajeú todos identificam a pessoa, geralmente o nome do pai ou mãe, bem como do avô ou avó), me apresentou Doutor Djacyr Arruda como seu irmão (são filhos do mesmo pai, porém, de mães diferentes), que me impressionou na sua vida política deste quando me informou ter sido "o Parlamentar mais jovem do Brasil eleito em 1.950, com apenas 21 anos, 3 meses e 06 dias de idade.
Observei suas palavras  e num dado momento, Doutor Djacyr Arruda me surpreende com a notícia de que "fora nomeado pelo ex Presidente Jânio Quadros para Administrar o Território do Rio Branco". Ou seja, Doutor Djacyr Arruda governou o Rio Branco durante cinco meses, deixando o ofício do exercício logo após a renúncia do Presidente Jânio Quadros. Estávamos nós diante do ex Deputado mais jovem já eleito no Brasil, pelo Estado da Paraíba, bem como do ex 'Governador' do Rio Branco.
Na minha curiosidade, pedi ao Doutor Djacyr Arruda que me transmitisse alguns dados e, educado e atencioso, me enviou alguns dados que faço questão em dar ciência aos nosso leitores.
O ex Tesoureiro do Território do Rio Branco (equivale a Secretário de Fazenda ou Finanças de Estado) registra a passagem no comando administrativo do jovem gestor, com a seguinte marca: "... Nestes poucos meses de Governo do Doutor Djacyr colocou à prova sua firmeza, seu caráter, sua dignidade e sua capacidade de trabalho. Homem probo e honesto, governou o Território acima das injunções políticas, contra a intenção de muitos, menos dos homens de bem, dos operários, dos estudantes e dos humilhados"... (Francisco das Chagas Duarte - Tesoureiro. Vê-se, pois, que ainda hoje o País é carente de pessoas com tal visão e conduta.
Por fim, Doutor Djacyr Arruda, ex Administrador do Território do Rio Branco, irmão de "Chico de Dona Doralice de Seu Abel", me ofertou a sabedoria da vida professando: "A vida pública é um sacerdócio, razão pela qual só devem exercê-la os vocacionados ao bem comum"

No que concerne ao ilustre paraibano, na qualidade de procurador autárquico do ex-IAPC, onde exerceu diversos cargos de chefia, Doutor Djacyr especializou-se em Direito Previdenciário, tornando-se um dos mais destacados profissionais com atuação na Paraíba, em Pernambuco e em Brasília, onde, após a sua aposentadoria, instalou um movimentado escritório de advocacia, auxiliados pelos filhos, que o coloca entre os mais procurados advogados na capital federal. 

Casado com Maria de Lourdes Cavalcanti de Arruda, Djacyr tem três filhos e reside em Brasília, mas sempre que pode está em João Pessoa e no Vale do Piancó. Vive sempre antenado com as coisas de seu Estado, principalmente a política. Bem relacionado, é amigo das principais figuras da Nação, o que o torna um interlocutor privilegiado e bem informado sobre o que é de interesse da Nação. 
Pois bem, tivemos o prazer em conhecer a grandeza deste amigo que quero guardá-lo como exemplo de vida pública e profissional.