segunda-feira, 30 de julho de 2018

UMA SÍNTESE DA POLÍTICA ATUAL

Existe algo errado na política do Alto Pajeú, no Estado e no Brasil, sem dúvidas! Num cenário que retira regionalmente a condição de "área politizada"(assim dizia o Dr. o Dr. Miguel Arraes) do Estado, joga uma "pá de terra" nas ciências políticas e coloca debaixo do tapete a verdadeira definição aristotélica dessa ciência intrigante e chamativa.
Em São José do Egito é nítido o estremecimento do grupo do ex Presidente da Assembléia Legislativa, Zé Marcos, com o grupo do ex Prefeito Dr. Romério Guimarães. Numa efetiva efervescência de instar-se como liderança, Dr. Romério se distância de Zé Marcos quando busca apoiar outros candidatos que não se alinham ao reconhecido líder local, deixando clara a protuberância de se consolidar como liderança do grupo que o apoia e escanteando o apoio a velha raposa política regional, mais conhecido como o "ex gordo".
Dr. Romério Guimarães, que em 2.014 votou em Rogério Leão (estadual apoiado por Zé Marcos) e Dilson Peixoto do PT que não se elegeu federal. Passou a receber apoio do então eleito deputado federal Caio Maniçoba, que destinou algumas emendas  para a Terra da Poesia, governada por Dr. Romério. Imaginava-se que Caio Maniçoba receberia o apoio do prefeito petista, o que não ocorreu. Partiu, publicamente o Dr. Romério para apoiar Uchôa Júnior para deputado federal, porém, pelo infortúnio o pai deste, Guilherme Uchôa, então presidente da ALEPE, sofreu um infarto que o levou a óbito. Agora, vota no petebista Zé Humberto para estadual. Já o Vereador "Doido" e alguns suplentes, segundo se sabe, votam no também vereador Marcos de Bria, do Recife, que pretende concorrer a uma vaga para estadual.
Evandro Valadares, prefeito atual de São José do Egito, comenta-se na rua da baixa, está apoiando para deputado estadual Clodoaldo Magalhães e para federal, continua com Tadeu Alencar. Ainda segundo fontes, todos os seus vereadores caminham juntos num só grupo.
Em Tuparetama, os vereadores do grupo do ex prefeito Dêva Pessoa, com exceção de Priscila Filó, que se mantém apoiando-o, ensaiaram, conforme informações do próprio ex prefeito, apoio ao deputado estadual Rodrigo Novaes e federal André de Paula, no entanto, hoje estão apoiando Lucas Ramos, para estadual e Wolney Queiróz para federal. Deva se mantém apoiando Rodrigo Novaes e André de Paula e aparenta descontentamento visível com a posição tomada pelos aliados.
A nível estadual, martela na cabeça do povo de como entender a saga do candidato ao Senado, o atual deputado federal Sílvio Costa na chapa de Marília Arraes, onde dois dos seus filhos são candidatos a deputados na Chapa de Armando Monteiro(?).
No que tange a política majoritária nacional, volta o "centrão" a eterna busca do poder, apoiando Alckmin. Um extremista de direita apresenta dezessete metas que mais se alinham as teses de Pinochet, ex ditador do Chile. Lula preso, terá registro de candidatura efetivada pelos aliados e será avaliado pela Lei da Ficha Limpa, criada pelo próprio. Ciro Gomes, se não mudar seus métodos de apresentar-se como candidato, já que falou de todos os demais e de tudo, corre o risco de, novamente, se perder pela boca. Marina patina e não sai do mesmo número e não tem fundamentado o seu modelo de governo, caso se eleja. Os dmeias se apresentam como solução dos nossos problemas, no entanto, sem chances.