quarta-feira, 26 de abril de 2017

AO MESTRE COM CARINHO

Professor de escola pública de PE desenvolve programa de aplicação de provas pelo computador

Servidor da Escola Técnica Estadual Miguel Batista, na Zona Norte do Recife, desenvolveu plataforma a partir de software gratuito disponível na internet. Docentes deixaram de usar papel, economizando 25 mil folhas por trimestre.


Ao menos 25 mil folhas de papel estão sendo economizadas a cada trimestre na Escola Técnica Estadual Miguel Batista, na Zona Norte do Recife. Isso foi possível por causa da implantação de um programa informatizado para aplicação de provas, desenvolvido por um dos professores da instituição. Agora, em vez de imprimir as milhares de exames escolares, os professores utilizam um software online gratuito para corrigir e até dar a nota dos 448 alunos da unidade.
O programa funciona por meio da plataforma gratuita 'Moodle', utilizada em cursos de educação a distância. O software foi idealizado em dezembro de 2016 e implantado na última semana de janeiro deste ano, com a ajuda de estudantes da escola.
Com as avaliações sendo feitas de forma eletrônica, os professores, que abraçaram a ideia de forma unânime, não precisam mais imprimir as provas nem fazer correções, poupando tempo e dinheiro e diminuindo o impacto no meio ambiente.
Idealizador do projeto, o professor e coordenador dos cursos técnicos em Informática e Rede de Computadores, David Remigio, explica que praticamente não houve custo para a implantação do sistema na escola, que já tinha 80 computadores em três laboratórios.
O processo de implantação ocorreu com um projeto piloto, no começo do ano, e foi utilizado por completo no fim do primeiro trimestre letivo, no mês de março. As perguntas são de múltipla escolha, mas outras opções, como as de "verdadeiro ou falso" já foram implantadas no novo software.

 
Sempre achei um desperdício ter que imprimir as provas, já que a maioria delas vai para o lixo depois que as notas são dadas. Além disso, cada professor tem que corrigir cerca de 400 testes, o que atrasa o processo de fechamento das notas a cada unidade. Com logins individuais e uma única chance de fazer a prova, o resultado de cada aluno sai automaticamente, mas apenas para os docentes, para não afetar o desempenho dos alunos em outras avaliações. Quando o período de provas acaba, é só exportar o arquivo das notas para o sistema e divulgar", disse o professor.