sábado, 25 de março de 2017

DE CIENTISTA FILÓSOFO E LOUCO, TODOS NÓS TEMOS UM POUCO

'Falta só uma hélice', diz borracheiro que constrói helicóptero na garagem
Zé Fernando constrói 'aeronave' há mais de 1 ano em Nepomuceno, MG.
Otimista, ele diz que, se não voar, já sabe o que fazer com 'brinquedo'.
José Fernando Pedro soma três prenomes na identidade e muita criatividade. Borracheiro de Nepomuceno, a garagem da casa dele no interior de Minas Gerais guarda um projeto ambicioso: o próprio helicóptero. Ele foi montando cada peça pensada por ele mesmo, e agora, pouco mais de um ano depois de começar o projeto, acredita que falta pouco para levantar voo. Tem só um sonho: ver a paisagem lá de cima sobrevoando com a aeronave que ele mesmo criou.
A ideia de inventar um helicóptero surgiu no céu para “seu” Zé Fernando. Em setembro de 2015, ele estava na roça da tia dele – como em todos os domingos – quando se desenrolou a seguinte cena. “Eu vi passar um [helicóptero] desse aqui [voando] baixinho, bem baixinho mesmo, daquele de dois banquinhos. Aí, estava eu com meu tio, e meu primo. Passou por cima de nós assim, baixinho. Aí, eu falei assim pra eles: 'ah, desse aí eu faço um'. Aí eles nem obediência [confiança] deram pra mim. Eu fiquei quieto".
Zé Fernando só deixou de falar, mas a cabeça dele não parou de tagarelar inúmeras possíbilidades de colocar o projeto em prática. O primeiro passo foi fazer uma maquete para delinear as formas da aeronave. Sem ter mais dúvidas, começou janeiro de 2016 improvisando na garagem um pequeno hangar.