terça-feira, 3 de julho de 2018

UMA LUTA COMPOSTA DE FORÇA, FÉ E FOCO.

Mais do que um sonho, uma realidade que vem de um ser humano que se completa quando assiste a felicidade dos outros. É o semblante que se avizinha na face do Dr. Cleonildo Painha com a conclusão física da Faculdade Vale do Pajeú e a proximidade da visita do MEC para sua funcionalidade, levando-o a expressar a ansiedade de quem investiu na sua região com o pensamento no desenvolvimento de sua gente, sem distinção.
Gestos simples, embora mereça o respeito daqueles que desacreditaram na sua capacidade, Dr. Cleonildo Painha pratica a grandeza que só as pessoas humildes, que não misturam o poderio financeiro com a lealdade e reconhecimento de benesses recebidos são capazes de atitudes de respeito, como por exemplo, nomear diversas áreas da Faculdade Vale do Pajeú com nomes de pessoas simples, porém, contribuintes para o desenvolvimento de São José do Egito e região.
Não é a toa que o Auditório da Faculdade Vale do Pajeú leva o nome do ex Deputado Estadual e Presidente da Assembléia Legislativa de Pernambuco, José Marcos de Lima, o qual assumiu, inclusive, o Governo do Estado nas ausências de Jarbas Vasconcelos e do seu vice, à época. Atitude de poucos, no entanto, reconhecimento de muitos que sabem da história deste grande profissional do Direito e Empreendedor na área da Educação que, no desejo de obter a graduação em Direito, foi, como afirma o mesmo, "ajudado e muito por Zé Marcos".
Com a preocupação adstrita pela ânsia da visita dos Técnicos do MEC que aparenta explicitamente, esse jovem Advogado venceu as barreiras das dificuldades lhes impostas pela vida dura dos seus Pais, agricultores, que com "sangue, suor e lágrimas", arregimentaram todos os meios possíveis para criar a sua prole com honradez, respeito e humildade, distinguindo aquilo que lhes pertence e o que é dos outros, pautando-se sempre na conduta de mais ouvir do que falar. Pois é, acreditando ou não, chega Dr. Cleonildo Painha ao final dos atos para que a FVP - Faculdade Vale do Pajeú esteja ao alcance daqueles que buscam na educação, no conhecimento a sua própria capacidade, pela coragem de vencer as dificuldades que a região ofertava (isso mesmo, no verbo do pretérito imperfeito, fato de que a realidade será outra, doravante) num banco escolar superior fora da nossa região. Hoje São José do Egito tem a Faculdade Vale do Pajeú, é real, palpável, visível. 
A obrigatoriedade de todos os órgãos e autoridades constituídas, honrosamente, terão  que compartilhar do investimento implantado em benefício de todos, os sentimento hão de visualizar a prosperidade e avanço de um povo que merece respeito e dignidade e, por vezes, só se constrói todo o desenvolvimento de uma sociedade quando seu povo tem o poder da livre e espontânea escolha pelo saber. A Educação será, sempre, o fator primordial para o desenvolvimento.
Nas circunstâncias atuais, Dr. Cleonildo Painha implantou na região, sem recursos públicos, através do seu trabalho e condições, um novo horizonte e uma nova história sobre a região Alto do Pajeú, promovendo desenvolvimento e demonstrando de que, com perseverança, fé, coragem e humildade, tudo é possível. 
Fatos e fofocas carrearam sussurros de "suposições" de que a FVP seria um empreendimento político; Outros divulgaram de que "políticos" seriam os pais da FVP e até se aproveitaram de eventos para fazê-lo, no entanto, a verdade chega ao seu denominador comum e o povo entenderá que um simples filho de agricultores do Pajeú realiza o seu sonho e de muitos outros que vêem em Painha um exemplo de força, fé e foco.