quarta-feira, 15 de agosto de 2018

O ADEUS A JOSÉ PIMENTEL

Velório na Assembleia: Pernambuco se despede do ator José Pimentel

Se no Plenário da Assembleia Legislativa a morte do ator e dramaturgo José Pimentel foi marcada, nesta terça (14), por um minuto de silêncio, no Museu Palácio Joaquim Nabuco, onde o corpo foi velado, o artista recebeu homenagens do público presente com uma intensa salva de palmas. Amigos, familiares e admiradores de Pimentel, que por 40 anos interpretou Jesus em espetáculos da Paixão de Cristo montados no Estado, destacaram uma vida dedicada às artes cênicas e o legado deixado por ele para a cultura de Pernambuco.
O ator faleceu na manhã desta terça, aos 84 anos. A morte foi provocada por um câncer de pâncreas descoberto após a internação em decorrência de um enfisema pulmonar. Ele deixa esposa, uma filha, uma neta e um bisneto. Às 8h desta quarta, o corpo será levado em um carro do Corpo de Bombeiros para o Cemitério de Santo Amaro. No local será realizada uma missa, e o sepultamento está previsto para as 10h.
Atendendo a um pedido feito por ele antes de falecer, o corpo foi velado com a vestimenta utilizada na interpretação de Jesus Cristo. De acordo com a filha, Lilian Pimentel, o ator pediu, ainda, que seu legado seja transmitido, com a continuidade da Paixão de Cristo do Recife e a criação de um teatro com o nome dele onde sejam oferecidos cursos gratuitos para a população. “O maior presente da minha vida foi ter um pai como ele. Ele deixa muita coisa não só para a família, mas para a cultura. O ‘Pernambuco das Paixões’ existe por sua causa. Tudo o que ele quis foi sempre para o povo. É um exemplo a ser seguido”, declarou.
A atriz e secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, exaltou o talento e a dedicação de Pimentel. “Ele foi diretor, fotógrafo, encenador, técnico de luz e som. Dominava a linguagem cênica. Agradeço a ele pelos grandes serviços que prestou até o fim”, disse.
“Pimentel foi um mestre do teatro, patrimônio vivo, e formou gerações no Estado. Vai ficar para sempre na memória do povo pernambucano”, emendou a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Márcia Souto. Em nota de pesar, o governador Paulo Câmara declarou que “Pernambuco perde um dos seus maiores artistas, um verdadeiro ícone do nosso Estado, dono de uma enorme capacidade de trabalho, de entusiasmo e de paixão por tudo a que se dedicava”.
Para o ator Renato Phaelante, que trabalhou com José Pimentel em montagens da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém e no Recife, os 50 anos de convivência foram marcados por muito aprendizado: “Ele era uma pessoa pura de coração, um guerreiro que não se sentia vencido nunca”.
Hemerson Moura, que o substituiu no papel de Jesus pela primeira vez no espetáculo do Recife, este ano, sentiu-se privilegiado por ter sido escolhido pelo próprio artista como sucessor. “Ele me ensinou a acreditar sempre e a trabalhar com honestidade e respeito”, expressou. O professor Fábio Soares Cardoso ressaltou, no velório, sua admiração pelo ator. “Sempre apoiei seu trabalho. Era uma pessoa que fazia teatro na rua, para o povo”, sublinhou